Buscar
  • Clínica Shimada

Qual a importância do exame de eco doppler dos membros?



O doppler ou duplex scan dos membros inferiores é um exame de ultrassom do sistema vascular, arterial ou venoso. Trata-se de um exame não invasivo, sem punções, injeções ou uso de contraste. Não é preciso nenhum tipo de preparo específico para realizar o doppler, dispensando jejum ou uso de medicações prévias.

A avaliação arterial dos membros inferiores e/ou superiores nos mostra o fluxo sanguíneo com formação de imagens em cores em tempo real. Auxilia no rastreamento e diagnóstico de doença aterosclerótica (placas de gorduras nas paredes dos vasos) dos membros. Indicado principalmente para pacientes hipertensos, diabéticos e tabagistas.

O doppler venoso dos membros é essencial no diagnóstico de trombose venosa profunda. É importante também para identificar as variações de anatomia das veias, além de pontos de início e final de refluxo (informações hemodinâmicas) das mesmas, determinando com precisão segmentos que devem ser abordados na cirurgia e tornando o tratamento muito mais eficiente e preciso. O doppler atualmente é o melhor e mais utilizado exame complementar no pré-operatório da cirurgia de varizes.

Por ser não invasivo, o doppler pode ser repetido quantas vezes for necessário.

(Fonte: SBACV-BA)



5 visualizações

(41) 3095-7880

Avenida Sete de Setembro, 4848 sala 301 - Batel

.

Curitiba - Paraná - Brasil

©2020 todos os direitos reservados.

Desenvolvido por João Soeiro Web Design