Buscar
  • Clínica Shimada

O que é trombose venosa?

Trombose venosa, flebite ou tromboflebite é uma doença causada pela coagulação anormal do sangue na circulação das veias, principalmente nas pernas ou nos braços. Vale lembrar que a coagulação é um processo natural que ocorre como uma defesa do nosso organismo para evitar sangramentos.

A trombose venosa é uma doença que causa uma coagulação anormal e ocorre principalmente nas veias das pernas (mais de 90%), levando a um quadro de dor e inchaço ou edema devido a inflamação e obstrução das veias. Quando acontece em veias dentro de compartimentos musculares é chamada de trombose venosa profunda.

Os principais fatores de risco para a trombose venosa são o uso de anticoncepcionais hormonais, tabagismo, obesidade, presença de varizes, história prévia ou familiar (hereditária) e câncer. Há também outros fatores que podem aumentar o risco para a trombose, tais como traumas graves, imobilizações prolongadas e até mesmo em viagens aéreas longas.

A complicação mais temida é a embolia pulmonar, pois na maioria das vezes pode matar. Isso acontece devido ao desprendimento de um coágulo e a sua migração até o pulmão. Outras complicações da trombose são decorrentes da síndrome pós trombótica, como o escurecimento da pele e a presença de úlceras em fases mais tardias.

O diagnóstico pode ser realizado através de exame clínico e ultra-som (eco doppler ou doppler) das pernas.

A trombose venosa tem cura e o seu tratamento clínico em fase aguda é feito com uso de anticoagulantes ou trombolíticos. Excepcionalmente é indicado o tratamento cirúrgico.

Agende uma consulta conosco para se prevenir.





5 visualizações

(41) 3095-7880

Avenida Sete de Setembro, 4848 sala 301 - Batel

.

Curitiba - Paraná - Brasil

©2020 todos os direitos reservados.

Desenvolvido por João Soeiro Web Design