Buscar
  • Clínica Shimada

Meia elástica de compressão. Como devo usar?

A compressão elástica ou inelástica é a aplicação de uma força em uma área da superfície corpórea. O termo meia elástica de compressão medicinal (ou meia medicinal, meia de compressão ou simplesmente meia elástica) significa que há um perfil de compressão determinada em laboratório, com a pressão máxima no tornozelo, decrescendo no sentido da coxa em milímetro de mercúrio - mmHg (unidade padrão para medidas de compressão elástica).

As meias de compressão são classificadas da seguinte forma:

  1. Meia de suporte, preventiva ou profilática (abaixo de 15 mmHg);

  2. Meia elástica terapêutica (acima de 15 mmHg ou leve, média e alta compressão);

  3. Meia antitrombo (18 a 23 mmHg);

O cirurgião vascular irá avaliar e lhe prescrever a meia correta para caso. A prescrição de uma meia elástica medicinal deverá ser em receituário médico, especificando o tipo de meia a ser usada [abaixo do joelho (3/4), acima do joelho (7/8), tipo calça ou gestante]; compressão em milímetros de mercúrio (mmHg) e forma de uso (por exemplo as de uso durante o dia).

Importante saber como calçar a meia de maneira correta e prática:

  • Antes de vesti-la, colocar a mão dentro da meia, segurar o calcanhar e inverter;

  • Colocar a meia primeiro no pé, até o calcanhar;

  • Depois pegar a meia e levá-la até o tornozelo;

  • Na sequência, deve-se ajustá-la ao calcanhar e ao pé;

  • Em seguida, vestir, espalhando a meia pela perna. Nas 3/4 ou abaixo do joelho, evite puxar ou esticar a meia sobre o joelho, procure deixar 2-3 cm abaixo da dobra do joelho para não fazer garrote.

A meia não deve deixar a perna marcada. Caso isso aconteça, é sinal de que o produto não é o ideal ou o uso está sendo feito de maneira incorreta. Por isso é importante tirar as medidas das pernas individualmente. As lojas especializadas confirmam as marcações no momento da compra.

Hoje em dia existem diversos modelos de meias, assim como materiais mais confortáveis, com efeito climático, diminuindo aquela sensação indesejada de calor e suor.

Caso ainda haja alguma dúvida de como utilizar a meia ou algum incômodo, entre em contato com nossa equipe, pois procuramos demonstrar e orientar todos nossos pacientes. Estamos dispostos a lhe auxiliar no uso desse método importante de tratamento, que melhora a circulação das pernas, previne a trombose e traz um alívio dos sintomas de varizes.

23 visualizações

(41) 3095-7880

Avenida Sete de Setembro, 4848 sala 301 - Batel

.

Curitiba - Paraná - Brasil

©2020 todos os direitos reservados.

Desenvolvido por João Soeiro Web Design